Quem Deve Fazer o Exame?
Como é o Exame?
Exige Preparo?
Exige repouso?
Há Contraindicações?
urológicos
Quem Deve Fazer o Exame?
Como é o Exame?
Exige Preparo?
Exige repouso?
Há Contraindicações?
É um exame realizado sob sedação anestésica ou anestesia local guiados pela imagem do exame de ultrassom, quando por meio de uma agulha de biópsia são coletados pequenos fragmentos da próstata para envio ao laboratório de anatomia patológica. O resultado é entregue de 7 a 15 dias após o procedimento.
Quando precisa ser realizada?
Sempre que há suspeita de doença maligna prostática, que ocorre basicamente pela presença de nódulos endurecidos ao toque retal e/ou por elevação nos níveis sanguíneos de PSA (exame de sangue).
Preparo
1. No dia do exame iniciar Ciprofloxacina, 1 comprimido de 500mg de 12/12hs, mantendo-o por 7 dias.
3. Comparecer no dia do exame em jejum de 8 horas. Pode ingerir apenas água até 4 horas antes. Sempre trazer no dia do procedimento os exames laboratoriais e de imagem, risco cardiológico realizados previamente .
5. Tome as medicações de uso habitual. Existem exceções e elas serão esclarecidas no momento da consulta prévia ao procedimento.
Orientações para alta após Biópsia de Próstata
Cuidados Pós-Anestésicos
O paciente deve ser acompanhado por um adulto até sua residência e permanecer com ele até a manhã seguinte.
Nas primeiras 24 horas após o ato anestésico, o paciente está proibido de conduzir veículos, operar máquinas ou instrumentos que exijam atenção e coordenação motora, andar na rua sozinho e assinar documentos importantes sob pena de perder valor legal.
Em caso de náusea, vômito, febre, dor ou sangramento o paciente deve entrar em contato com o médico assistente.
Cuidados Gerais
Alimentação: não há restrições específicas. Sugere-se evitar abusos.
Atividade física: repouso domiciliar por 48 horas.
Atividade social: não ter relações sexuais nas 48 horas após o exame dias. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o período de utilização do antibiótico.
Medicação: Siga orientação médica prestando atenção à dose e aos horários do antibiótico.
Caso ocorra dor na região anal poderá utilizar o analgésico de costume, com exceção do medicamento Aspirina (AAS).
Intercorrências após o procedimento
Poderá ocorrer um sangramento na urina, fezes ou mesmo no sêmen que podem levar alguns dias para desaparecer. Isso é considerado normal.
Caso ocorra febre acima de 38° graus e/ou calafrios nos primeiros dias após o procedimento, o paciente deve comunicar-se imediatamente com o médico assistente.
Quem Deve Fazer o Exame?
Como é o Exame?
Exige Preparo?
Exige repouso?
Há Contraindicações?
Quem Deve Fazer o Exame?
Como é o Exame?
Exige Preparo?
Exige repouso?
Há Contraindicações?
O que é?
É um procedimento ambulatorial, que consiste na introdução de sondas metálicas, previamente a lubrificação uretral com gel anestésico, com diâmetro progressivo e o objetivo de dilatação de segmentos estenóticos (estreitos) da uretra. A dilatação uretral é realizada habitualmente mais de uma vez com o objetivo de estabilizar o diâmetro de estreitamentos de pequena extensão. São bem tolerados e pode eventualmente apresentar discreto sangramento e ardência nas primeiras micções. Recomenda-se evitar atividade física após o procedimento.
Quem Deve Fazer o Exame?
Como é o Exame?
Exige Preparo?
Exige repouso?
Há Contraindicações?
Quem Deve Fazer o Exame?
Como é o Exame?
Exige Preparo?
Exige repouso?
Há Contraindicações?
Neste procedimento é realizado por cistoscopia a remoção do cateter duplo J utilizado nas cirurgias vídeo endoscópicas do trato urinário superior quando deixar o cateter é muito frequente. Na maioria das vezes o cateter fica por poucos dias mas eventualmente pode ser necessário mantê-lo por períodos mais longos. É importante lembrar que se trata de um corpo estranho e deve permanecer apenas pelo tempo necessário em razão do risco de infecção e calcificação do cateter.
Como se faz?
Se faz necessária a sedação anestésica, e após a lubrificação da uretra com gel anestésico o endoscópio até atingir a bexiga. O cateter é apreendido com pinça específica e tracionado até ser removido pela uretra.
Recuperação
Após o procedimento há necessidade de recuperação anestésica por aproximadamente 1 hora. É possível que ocorra sangramento urinário e ardência par urinar que cede nas primeiras 24.
Procedimento realizado com objetivo de avaliar a integridade vascular peniana e a capacidade do tecido erétil responder ao uso de medicamentos com ação vasoativa propiciando ereção satisfatória para o ato sexual. Permite ajustar a medicação e dosagem mais adequadas.
(61) 3345-2540 / 3445-1009 / 99625-1009